Assine nosso Feed!

Assine nosso feed e receba atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O LEGADO DE ROMA - DO CIRCO ROMANO À COMÉDIA MODERNA

Um pouco de história para aqueles que apreciam o desenvolvimento das sociedades. No entanto a história, paralela às atualidades, mostra que certas coisas jamais mudaram. E que por mais evoluída que se ostente uma sociedade, esta apenas faz valer o que a própria lei da natureza diz: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Porem, eu diria: Tudo, tudo se adapta.

A Senhora Roma, dona do Mediterrâneo, foi um dos impérios mais aclamados da história. Conquistou dimensões territoriais que foram desde à Ásia, ao norte da África e leste europeu, circundando todo o litoral Mediterrâneo, que como foi citado anteriormente, tornou-se dona do mesmo. Todavia, quando atingiu o seu ápice territorial, paralisando as guerras de conquistas, Roma entrou em um processo de decadência que culminou com sua total ruína, em meados do século V, quando é dominada pelos povos Bárbaros.

Um dos processos usados para alienar sua população e manter a atenção do mesmo desfocada do governo foi à política do “Pão e Circo”, política esta que também colaborou com o processo de crise econômica, iniciado pelo alto preço de escravos e uma crescente crise na agricultura, forçando os médios e pequenos proprietários de terras a vender sua única fonte de renda, assim este vai morar na cidade, sendo alimentado e entretido pelo Estado. Quem não se lembra dos filmes sobre a Roma Antiga onde homens se gradeavam até morte no grande Coliseu? Pois bem, este era o entretenimento favorito dos romanos.

Lembrando que o Império Romano desmoronou com um conjunto de crises que se abateu sobre ela, e não por um fator específico. Assim, como já foi dito, seu estopim foi a estaguinação territorial. Em suma, Roma foi à criadora de uma das formas de governos mais utilizadas nos dias atuais, e não me refiro à república, mas sim ao Panis et Circenses.

Contudo, assim como o homem evolui e seguindo a teoria de que na natureza tudo se adapta, a tal prática para manter a população romana sobre controle também sofreu transformações significativas para se adequar aos tempos modernos.

Hoje o pão e circo é outro.

Em um papel mal interpretado, simbolizando a Roma Antiga, está o governo brasileiro cujos ideais são legitimados por uma população mesquinha e egoísta, que diz sim e aplaude ao grande circo que é a política brasileira. Segundo Sérgio Moraes “pouco importa a opinião pública”. E de fato, por que se importar com a opinião de um público que se contenta com o miserável salário mínimo e só sabe fazer sua voz ser ouvida quando o grito é de louvor ao hino do Corinthians? Por que se importar com a opinião de alguém que se contenta com as migalhas de programas sociais como Bolsa Família e Bolsa Escola? Então, por que não aperfeiçoar mais estes programas sociais e dar, por exemplo, aos alcoólatras a Bolsa Cachaça e aos usuários de drogas o Auxilio Maconha e Vale Cocaína? Esta é uma maneira de abrangir todo o painel brasileiro e fornecer seu pão a todos os tipos sociais, não acha?

Não é segredo que nossa nação só se preocupa com seu país em tempos de Copa do Mundo e Carnaval. Incrivelmente milhões de brasileiros até choram quando seu país é derrotado no futebol, mas se mantêm indiferente quando é dado a uma fulana um milhão de reais para a criação de um blog dedicado a cultura. Que cultura tem alguém que permiti que seu dinheiro seja jogado fora desta maneira? Que cultura tem um país imerso na absoluta desigualdade social e que permite que milhões e milhões de reais sejam gastos com investimentos em Olimpíadas e Copas do Mundo enquanto nossa nação está condenada a miséria?

O Brasil “romano” não tolera mais este tipo de atitude, contudo aplaude calorosamente ao espetáculo fornecido. O que aconteceu com aquela população que ousou lutar contra a opressão e ao descontentamento? O que aconteceu ao jornalismo que parece se vangloriar do sangue e lágrimas vendidas aos milhões? Por que você não acorda? Por que você se permite aplaudir a este tosco espetáculo que é a mídia e a política brasileira? Por que você consente ao “boa noite” do Bonner e folheia emocionado às páginas manchadas de desprezo a você da Veja?

Nada, absolutamente nada, vai mudar enquanto comermos famintos as migalhas que a nós nos são oferecidas e a assistirmos contentes, com sorrisos cálidos, ao circo televisivo que nos é apresentado. Será que quando isto terminar voltaremos a velha questão de Antonieta: se não tem pão que comam brioches?

Deixe seu comentário

Postar um comentário

* ATENÇÃO: É proibida a cópia e a reprodução dos artigos de deste blog. Entre em contato para mais informações. Ou veja nossa regras em direitos autorais. Obrigado pela compreensão!

* Sua opinião é importante para mim, portanto poste seus comentários em relação as minhas postagens, seja você contra ou a favor as minhas opiniões.

* Não poste comentários que possa infringir a moral alheia de outros membros deste blog. Mas caso você seja contra a opinião deste, faça isto de forma coesa. Crítica e ofensa não é a mesma coisa!

* Comentários ofensivos não será publicado.

* Críticas construtivas e elogios são sempre bem-vindos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Loading

 
voltar para o topo