Assine nosso Feed!

Assine nosso feed e receba atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 26 de abril de 2011

COMO PRODUZIR UM BOM TEXTO?

Quem nunca passou pelo desespero de ter que produzir um bom texto, seja por motivos profissionais, acadêmicos ou, porque não, pessoais?

Sem ideias, inspiração, tempo e muito trabalho isto fica difícil. É necessário sempre se manter atualizado, ler bastante, conversar com profissionais especializados e, também, discutir assuntos do cotidiano com familiares e amigos. Por incrível que pareça, é em conversas de mesa de bar que podemos encontrar as melhores ideias para a produção de um bom texto.

Confesso que sou muito novo nessa área, e às vezes me impressiono quando comparo minhas redações da época de colégio com as que escrevo agora.

A evolução chega a ser palpável.

Diversas pessoas acham que a arte de escrever bem é um dom divino. Sim, é divino, mas não chega a ser um dom. É claro que requer um pouco de talento, mas talento nós construímos com o tempo.

Escrever bem exige muita prática e esforço. Costumo comparar a produção de um texto a um diamante: quando mais lapidado, mais belo e agradável de se olhar fica.

Enganam-se quem pensa que produzir um texto requer uma dose ultrajante de inspiração e boas idéias. Esses requisitos são somente a ponta do iceberg, pois a produção de um texto requer muita transpiração. É cansativo e chega a ser estressante, mas o cérebro humano funciona como se fosse um músculo, quanto mais se trabalha, melhor ele se desenvolve. A princípio pode parecer difícil, entretanto, com o passa dos anos, torna-se cada vez mais fácil. Lembre-se que sua mente é como se fosse uma esponja: sempre ansiosa para absorver alem do que sua capacidade permite. Portanto, leia muito, escreva, ouça música, assista a filmes - seja de ficção ou não -, converse, discuta e reflita sobre as noticias divulgadas pela mídia.

Só assim você desenvolverá essa arte admirada por todos, não importando a sua área de atuação.

-----

DICAS DE COMO ESCREVER BEM:

Como citei anteriormente, a arte de escrever bem requer muita pratica e dose mínima de inspiração. Segue abaixo algumas dicas que possam te ajudar a desenvolver a escrita.

>> Leia muito! Não importa o gênero. Todo e qualquer texto lido pode, eventualmente, ajudá-lo na produção de uma boa redação.

>> Escreva um blog referente a um assunto de seu interesse. Quando escrevemos sobre aquilo de que gostamos, a produção de textos torna-se mais gostosa de trabalhar.

>> Inteligência requer conhecimento, portanto estar antenado com notícias sobre política, economia, sociedade, mundo, esporte etc., é fundamental.

>> Documentário e filmes podem ser ferramentas de grande ajuda.

>> Produza textos sempre! De contos eróticos a matérias jornalísticas, não importa o assunto, o importante é escrever. Pois a prática da escrita é essencial para a produção de bons textos.

>> Editores de textos são ótimos, mas os evite! A tecnologia pode atrapalhar no desenvolvimento da ortografia e gramática, assim quando você estiver sem um computador não se sentirá como um cego em meio ao tiroteio: sem saber para onde correr, no caso, escrever.

>> Sempre que possível use papel e caneta. Acreditem, as ideias fluem melhor na folha do que no computador.

>> Mantenha sempre em mão um dicionário e um manual de redação e estilo, ambos podem ser ferramentas muito úteis na hora de produzir um texto.

>> Linguagem rebuscada e expressões muito formais não são sinônimos de elegância. Assim como simplicidade não é sinônimo de coloquialidade.

>> É essencial que um texto esteja adequado a norma culta da linguagem, entretanto é necessário saber adequar a escrita ao público que se quer atingir.

***

Futuramente voltarei a escrever novos textos abordando este assunto. Por ora, espero ter ajudado com essas dicas. Um abraço, obrigado pela visita e lembre-se: pratique sempre!

Deixe seu comentário

Postar um comentário

* ATENÇÃO: É proibida a cópia e a reprodução dos artigos de deste blog. Entre em contato para mais informações. Ou veja nossa regras em direitos autorais. Obrigado pela compreensão!

* Sua opinião é importante para mim, portanto poste seus comentários em relação as minhas postagens, seja você contra ou a favor as minhas opiniões.

* Não poste comentários que possa infringir a moral alheia de outros membros deste blog. Mas caso você seja contra a opinião deste, faça isto de forma coesa. Crítica e ofensa não é a mesma coisa!

* Comentários ofensivos não será publicado.

* Críticas construtivas e elogios são sempre bem-vindos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Loading

 
voltar para o topo