Assine nosso Feed!

Assine nosso feed e receba atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner

sábado, 30 de abril de 2011

IMPRECISÃO: SINÔNIMO DE INCOMPETÊNCIA

Objetividade é fundamental para a construção de um bom texto jornalístico. Uma vez que a falta de precisão e dose não moderada de opinião pode afetar a compreensão do texto e levar ao leitor a interpretações erradas do que se quer passar. Existem exceções, é claro. Não se escreve em um jornal da mesma forma que se escreve em um blog ou revista – dependendo do estilo dos mesmos – e vise e versa. Mas de uma coisa tenha certeza: a imprecisão em um texto, por mais informal que seja, pode afetar e muito a credibilidade de quem o escreveu. Por tanto, tome o máximo cuidado ao redigir um texto - uma vírgula pode construir heróis e também transformar os mesmos em vilões terríveis.

Como citei a cima, cuidado é fundamental na hora de se redigir um bom texto. Quando se trata de informações, muita pesquisa faz-se necessária. Busque sempre se informar, e muito, sobre o assunto do qual você está abordando.

Juízos de valores e verbos na condicional podem prejudicar a clareza do texto e fazer com que o leitor interprete mal a notícia ou qualquer texto que se trabalhe a informação. Por tanto os evite. Segundo Ana Estela de Souza Pinto - jornalista responsável pelo programa de treinamento da Folha e autora do livro Jornalismo Diário - "esses verbos na condicional podem indicar dúvida, tornando a informação imprecisa, não ajudando o leitor a entender o que ocorreu". Vejo um exemplo:

Maria de Souza teria sido morta ontem pelo seu namorado João da Silva, que provavelmente cometeu suicídio em seguida. Segundos testemunhas, o namorado da moça havia acabado de chegar a sua residência  quando se ouviu gritos. "Acho que foi ele, eles brigavam muito e discutiam o tempo todo", declarou Filomena.

O verbo condicional ter causa um efeito de dubiedade ao texto. O leitor ao se deparar com ele logo pode pensar que o rapaz em questão tanto poderia ter matado a moça como não. A informação está imprecisa e isto pode levar a diversas  consequencias, como, por exemplo, um julgamento de valor desnecessário sobre o fato - o que pode gerar uma série de discussões sem fundamentos. Em seguida o advérbio de dúvida "provavelmente" contribui ainda mais para a imprecisão da informação, deixando explicito a dúvida de quem o escreveu. Com isto, nota-se que o redator do texto não sabe ao certo do que está falando. Sua informação está fundamentada em especulações, ou seja, ele não sabe o que aconteceu de fato. A declaração que ele acrescenta em seguida "'Acho que foi ele, eles brigavam muito e discutiam o tempo todo...'", apenas confirma que o jornalista foi leviano ao escrever a reportagem, pois todo o texto gira entorno de probabilidades e não de certezas. A testemunha disse que achava, e quem acha não tem certeza do que está dizendo.

Enfatizo que é necessário tomar muito cuidado ao redigir um texto, pois qualquer palavra, pontuação e declarações imprecisas podem levar a má interpretação do texto, afetando assim a credibilidade do redator em questão. É preciso tomar cuidado com essas armadilhas linguísticas que nos leve a cair na dúvida, mas acima de tudo é preciso tomar cuidado como se está sendo abordado o fato. É preciso averiguar com cautela, utilizar as palavras e expressões corretas, evitando assim que não se gere confusão.

Fica então a dica.

Deixe seu comentário

Postar um comentário

* ATENÇÃO: É proibida a cópia e a reprodução dos artigos de deste blog. Entre em contato para mais informações. Ou veja nossa regras em direitos autorais. Obrigado pela compreensão!

* Sua opinião é importante para mim, portanto poste seus comentários em relação as minhas postagens, seja você contra ou a favor as minhas opiniões.

* Não poste comentários que possa infringir a moral alheia de outros membros deste blog. Mas caso você seja contra a opinião deste, faça isto de forma coesa. Crítica e ofensa não é a mesma coisa!

* Comentários ofensivos não será publicado.

* Críticas construtivas e elogios são sempre bem-vindos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Loading

 
voltar para o topo