Assine nosso Feed!

Assine nosso feed e receba atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ORDEM E PROGRESSO. OPS! DIGO, RETROCESSO.

É comum no Brasil moderno diversas empresas e indústrias se desenvolverem as custas de empregados que recebem um modesto salário que mal dá para o sustento de suas famílias. Mas em um país onde prospera a miséria e o desemprego, não resta outra alternativa para àqueles que preferem suportar condições sub-humanas a passar fome.

Embora o governo busque incessantemente medidas para sanar estes problemas, que há décadas aflige o nosso país, o mesmo parece não surtir consideráveis resultados. No entanto, sabe-se que a oferta de empregos bem remunerados é grande, o que não é grande é a quantidade de profissionais capacitados para suprir estas vagas - o que deixa evidente a grande falha na educação brasileira.

Todavia, os índices de educação no Brasil vêm sofrendo uma melhoria significativa, em relação às últimas décadas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o PNAD, o índice de escolaridade dos trabalhadores brasileiros que cursaram, pelo menos, o ensino médio completo em 2009 foi cerca de 43,1%, contra 41,2 % em 2008 e 33,6% em 2004. Já os trabalhares de nível superior completo representam cerca de 11,1% do total, frente a 10,3% em 2008 e 8,1% em 2004. Contudo estes números parecem sequer chegar perto dos índices esperado em relação ao resto do mundo, uma vez que comparado aos outros países o Brasil, vergonhosamente, ocupada os lugares mais baixos da lista. No entanto, quando se trata do Top Five Bad, que é bem pior que o Top Ten, o Brasil despreocupadamente encabeça a lista.

Bom seria se ao invés de ficar esperando o governo resolver estas questões milagrosamente, nossas empresas nacionais buscassem, de alguma forma, capacitar e instruir melhor seus funcionários; dentre tantos problemas a ser resolvido, um salário digno já seria um grande passo, uma vez que o salário mínimo estipulado pelo governo pareça ser uma lei severamente seguida à risca.

Não há desenvolvimento quando o interesse individual sobrepõe o coletivo, a menos que se queira que o progresso seja apenas para algumas camadas mais favorecidas, que são poucas, diga-se de passagem. Assim vemos que o autor da frase “Ordem e Progresso” equivocou-se ao escolher esta como tema de nossa bandeira, já que “Egoísmo e Retrocesso seria bem mais sugestivo.

Deixe seu comentário

Postar um comentário

* ATENÇÃO: É proibida a cópia e a reprodução dos artigos de deste blog. Entre em contato para mais informações. Ou veja nossa regras em direitos autorais. Obrigado pela compreensão!

* Sua opinião é importante para mim, portanto poste seus comentários em relação as minhas postagens, seja você contra ou a favor as minhas opiniões.

* Não poste comentários que possa infringir a moral alheia de outros membros deste blog. Mas caso você seja contra a opinião deste, faça isto de forma coesa. Crítica e ofensa não é a mesma coisa!

* Comentários ofensivos não será publicado.

* Críticas construtivas e elogios são sempre bem-vindos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Loading

 
voltar para o topo