Assine nosso Feed!

Assine nosso feed e receba atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner

sábado, 23 de abril de 2011

DE PALAVRAS AO PODER

Uma das principais características da imprensa que podemos perceber atualmente é a sua habilidade em moldar fatos, manipulando-os de tal forma que um fato em si pareça apenas um reflexo distorcido da realidade, tornando-se, então, irreal. O principal efeito disto é que a realidade proposta em questão torna-se, na sua essência, um mero fato ficcional da realidade como ela realmente é. Não é a mesma coisa que contar uma mentira, é apenas transgredir um fato transformando-o em algo subjetivo. A exemplo disto tem a questão do comunismo, amplamente divulgado com uma visão distorcida para que a população em questão passe a acreditar que o mesmo é algo ruim.

Todos nós sabemos que o comunismo nada mais é, na sua raiz originária, uma estrutura socioeconômica e uma ideologia política que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral. No entanto este método não é algo que interesse muito a elite brasileira, uma vez que a partilha das propriedades privadas significa o lado “A” da história perder muito dinheiro. Ou seja, não é de interesse político e econômico que o Brasil se torne uma sociedade igualitária; e a imprensa na sua chamada seleção de fatos jornalísticos e não-jornalisticos acaba colaborando com a negatividade do comunismo. Tudo pelo simples fato de o atual governo, o PT, estar ligado ao mesmo. Entretanto sabemos que o circomunismo de Lula, em nada de parece com o comunismo de Karl Marx.

Como consequencia sistemática desta manipulação temos uma sociedade imposta em mundo fictício, onde a realidade em si não é mostrada, apenas trabalhada de modo a ser utilizada pelo interesse próprios da imprensa – seja este político ou financeiro. Todavia, a ignorância e a falta de interesse pelo nosso Estado por parte da população acabam legitimando aquilo que nos é proposto. Um fato que merece ser destacado é o caso do político Sérgio Moraes, onde ele disse que estava se lixando para a opinião pública. E o que fez a opinião pública em si?

Diante do que propõe esta manipulação da informação, que acaba nos sendo induzida de formas particulares, até que ponto devemos acredita no que se está lendo?

Cabe a cada um de nós avaliarmos de forma critica aquilo que se está sendo mostrado e procurar perceber até que ponto o mesmo proposto seja uma versão real dos fatos em si ou mera ficção, sendo ela uma notícia televisiva ou impressa. Assim, evitaremos que nos chamem de burros na cara, assentindo com sorrisinhos marotos a estas fábulas apresentadas.

Deixe seu comentário

Postar um comentário

* ATENÇÃO: É proibida a cópia e a reprodução dos artigos de deste blog. Entre em contato para mais informações. Ou veja nossa regras em direitos autorais. Obrigado pela compreensão!

* Sua opinião é importante para mim, portanto poste seus comentários em relação as minhas postagens, seja você contra ou a favor as minhas opiniões.

* Não poste comentários que possa infringir a moral alheia de outros membros deste blog. Mas caso você seja contra a opinião deste, faça isto de forma coesa. Crítica e ofensa não é a mesma coisa!

* Comentários ofensivos não será publicado.

* Críticas construtivas e elogios são sempre bem-vindos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Loading

 
voltar para o topo