Assine nosso Feed!

Assine nosso feed e receba atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner

domingo, 1 de maio de 2011

DO CÓDIGO DA VINCI AO SEGREDO DE MADALENA

Instigante, misterioso e polêmico. O Código Da Vinci, obra que posteriormente ganhou uma versão cinematográfica e tornou-se um recorde de bilheterias, foi capaz de despertar a ira da Igreja Católica e trazer a público questões que ninguém jamais ousou discutir até então. Considerado puramente profano, Dan Brown traça uma trama que prende o leitor do começou ao fim. Os fatos históricos mesclados a ficção dão um toque todo especial. O resultado: uma obra de arrepiar!

Questionando diversos dogmas como a divindade de Cristo e especulando uma provável relação entre Maria Madalena e Jesus, Brown, na sua arte de seduzir com as palavra, toca, literalmente, na ferida cristã. Discute as concequencias da descoberta de um herdeiro de Jesus Cristo e os problemas que isso acarretaria.

E se Jesus Cristo fosse um homem comum? Um homem que amou como qualquer outro e que o mais extraordinário que fez foi pregar a bondade entre seus irmãos? Será que a fé precisa de uma figura mitológica para existir?

Este é o ponto chave da obra!

Brown não busca enfatizar sua adoração ao demônio por discutir essas questões. O autor apenas mostra que a possibilidade de um homem divino ser desmascarado diante do mundo como alguém que não foi para o "céu" de corpo e alma e sim alguém que viveu entre nós e morreu como exige a ordem natural das coisas, poderia ocasionar uma crise sem presentes para o Cristianismo. Afinal, não seria nada bom para um cristão fervoroso descobrir que a maior história já lida no mundo, realmente não passa da maior história já lida.

Outro ponto bem interessante que o autor destaca, e que poucos se dão conta, é em como a Igreja, para manter a supremacia dos homens como verdadeiros instrumentos de "Deus", perseguiram e mataram milhares de mulheres que fossem consideras bruxas. Todo o horror deste período negro da Santa Inquisição foi registrado em O martelo das Feiticeiras, escrito em 1484 pelos inquisidores. Heinrich Kramer e James Sprenger.

Em toda a História nunca se ficou explicado o real motivo da demonização da mulher. Para os mais céticos tudo se deu pela compulsão de Eva ao comer o fruto proibido. Uma dívida que a Igreja insiste fazer com que as mulheres paguem eternamente.

Indubitavelmente, assim como Brown "deturpou a história" para criar a sua, a Igreja também fez isso. Um dos maiores impérios já erguidos no mundo não foi Roma, e sim o Vaticano. Que perseguiu e matou milhares e milhares de pessoas que, em tempos remotos, foram contra suas ideias. Até hoje eles excomungam qualquer um que seja contra os seus dogmas, como se, sistematicamente, quisessem nos levar de volta a idade média.

A história é escrita por vencedores, e da forma que eles queiram contar. Nunca saberemos a verdadeira história de Cristo, e tão pouco os segredos por trás de Madalena. Cabe a  cada um de nós questionar o que pode ser real ou o que não passa de mera ficção. Contudo uma coisa é certa: a mesma Igreja que inspira milhões de fiéis é a mesma que matou tantos outros milhares.


O passado deve ser perdoado, jamais esquecido, porém.

----

SINOPSE: O CÓDIGO DA VINCI

Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo Da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton.

Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa, Sophie Neneu, e Robert Langdon, um famoso professor de Simbologia de Harvad, podem desvendar.

Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intrincado quebra-cabeça que podem lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.

Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.

Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade.

O Código Da Vinci prende o leitor da primeira à última página.

Deixe seu comentário

Postar um comentário

* ATENÇÃO: É proibida a cópia e a reprodução dos artigos de deste blog. Entre em contato para mais informações. Ou veja nossa regras em direitos autorais. Obrigado pela compreensão!

* Sua opinião é importante para mim, portanto poste seus comentários em relação as minhas postagens, seja você contra ou a favor as minhas opiniões.

* Não poste comentários que possa infringir a moral alheia de outros membros deste blog. Mas caso você seja contra a opinião deste, faça isto de forma coesa. Crítica e ofensa não é a mesma coisa!

* Comentários ofensivos não será publicado.

* Críticas construtivas e elogios são sempre bem-vindos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Loading

 
voltar para o topo